Resenha crítica - 9A: Joaquim Kligerman

O marco de uma geração

O filme "Star Wars: uma nova esperança", lançado em 1977, marcou época e virou símbolo de toda uma geração, juntando assim uma legião de fãs apaixonados. Somente neste longa, o lucro foi de aproximadamente R$700 milhões. Levando em conta que somente R$11 milhões foram gastos, podemos ver a dimensão do sucesso obtido.
O enredo da obra é muito interessante e inovador. Ele conta a história da prisão da princesa Leia e de como ela é resgatada. Luke Skywalker e Han Solo embarcam juntos nessa missão para salvar a princesa das mãos de Darth Vader.
Apesar do sucesso nas bilheterias, o longa "Star Wars: uma nova esperança" deixa a desejar no critério atuação. Essa afirmação fica muito clara nas cenas de tiro e, principalmente, na cena da chegada de Luke após a destruição da Estrela da Morte. Talvez isso se deva aos custos baixos do filme. A fotografia e os efeitos especiais são impressionantes para a época em que foi produzido, mesmo com as transições amadoras que acontecem com barras que fecham a tela.
Embora o elenco não tenha grandes nomes e a atuação deixe a desejar em certos aspectos, alguns dos atores seguiram uma carreira bem sucedida. A trilha sonora se tornou muito icônica com  o sucesso da saga. Até pessoas que não são fãs ou nunca viram os filmes reconhecem algumas das músicas. O figurino mostra sua importância e aprovação através de milhões de bonecos e fantasias sendo vendidos ao redor do mundo inteiro.
Alguns criticam o fato de o filme ter a sua classificação livre, já que tem cenas nem tão fáceis de serem entendidas. A classificação etária indica se o filme deve ser assistido pelo público mais jovem ou não sem que eles sofram algum dano psicológico, ela não serve para indicar se o filme será compreendido.
Logo, "Star Wars: uma nova esperança", dirigido por George Lucas, é, e sempre será, um marco no avanço da tecnologia dos efeitos especiais. Mesmo com suas imperfeições, a trama marcou a infância e adolescência de muitas pessoas e continuará marcando por muitas gerações.

Comentários

Postagens mais visitadas