Atividade para trabalhar resenha crítica e introduzir os alunos no universo da argumentação (e, de quebra, aprimorar a expressão oral deles)

     Sabendo que a tarefa de argumentar é bastante complexa, foi desenvolvido um trabalho com os alunos de 9º ano, de três turmas diferentes,  a partir do gênero resenha crítica.
     Após as características do gênero terem sido apresentadas e um estudo de diferentes resenhas ter sido feito, foi proposto que os alunos produzissem uma resenha de um filme a que tenham assistido e do qual gostado.
     As melhores resenhas foram lidas para as turmas e uma listagem das obras resenhadas feita. De posse dessa lista, as turmas puderam escolher que filmes desejavam ver. Os filmes escolhidos foram: Chef (9A), Amor sem fim (9B) e Whiplash (9C).
     Depois que os filmes foram vistos, as turmas foram divididas para um debate em que os alunos deveriam buscar contra-argumentos significativos para contestar os argumentos usados pelos colegas nas resenhas dos filmes eleitos.
     Por fim, as turmas foram novamente reorganizadas e trios foram feitos para que novas resenhas fossem produzidas. Veja a conclusão desse trabalho na próxima postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas