Exercícios para Ensino Médio
Considere o texto
abaixo para fazer as questões 1 e 2.
Alojado há sete meses no topo da lista dos mais vendidos de Veja, e na
verdade um best-seller mundial, o romance O
Código Da Vinci, do americano Dan Brown, é uma trama envolvente de
mistério, um engenhoso apanhado de enigmas esotéricos e teorias conspiratórias
sobre temas como a Ordem dos Templários e a natureza do Santo Graal. É acima de
tudo, apesar de a figura dele não aparecer no romance, um sinal do inesgotável
interesse despertado por um homem: Leonardo da Vinci (1452-1519). Por certo não
foi à toa que Brown resolveu mencionar, já no título de seu romance, o criador
renascentista. Leonardo causou assombro em seu tempo e continua a fazê-lo até
hoje. Há mais de 1 milhão de páginas na internet dedicadas a esse personagem. A
livraria virtual Amazon tem 9 900 livros sobre da Vinci. Sua versatilidade era
espantosa. Leonardo foi engenheiro, escritor, cientista, músico, arquiteto,
escultor. Foi o melhor de seu tempo em quase todos esses campos. Foi o melhor
de todos os tempos na pintura.
(Veja,
27.10.2004)
Questão 1 (VUNESP)
O ponto de vista do enunciador de um texto pode ser avaliado pela
natureza dos termos de que se utiliza ao construí-lo. No fragmento de Veja, por
exemplo, os adjetivos desvelam claramente a posição do enunciador, com respeito
ao tema central nele exposto — a obra de Dan Brown e a figura de Leonardo da
Vinci. A partir dessa ideia,
a) explicite se o ponto de vista do enunciador é favorável ou
desfavorável, em relação ao tema;
b) destaque três adjetivos, ao longo do texto, que ilustrem o ponto de
vista do enunciador.
Questão 2 (VUNESP)
Entre as “provas” apresentadas pelo enunciador, dando conta das
características de Leonardo da Vinci, há duas relacionadas a condições
contemporâneas de leitura. Considerando essa ideia,
a) identifique essas duas “provas” do grande interesse despertado por
Leonardo da Vinci, na atualidade, levando em conta os meios modernos de
veiculação das obras;
b) comente a relação entre a importância atribuída a da Vinci e o
sucesso do livro de Brown.
Considere o texto
abaixo para fazer as questões 3 e 4.
Meninos carvoeiros
Os meninos
carvoeiros
Passam a
caminho da cidade.
— Eh,
carvoero! E vão tocando os animais com um relho enorme.
Os burros
são magrinhos e velhos.
Cada um leva
seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é
toda remendada.
Os carvões
caem.
(Pela boca
da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando-se com um gemido.)
— Eh,
carvoero!
Só mesmo
estas crianças raquíticas
Vão bem com
estes burrinhos descadeirados.
A madrugada
ingênua parece feita para eles...
Pequenina,
ingênua miséria!
Adoráveis
carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!
— Eh,
carvoero!
Quando
voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados
nas alimárias,
Apostando
corrida,
Dançando,
bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados!
Petrópolis,
1921 (Manuel Bandeira, O ritmo dissoluto.)
Questão 3 (VUNESP)
Variados são os recursos usados para garantir a coesão textual. No
poema de Manuel Bandeira, pode-se verificar que ocorrem conectivos, advérbios,
pronomes, por exemplo, para estabelecer a ligação entre as partes do texto,
entre as orações e entre os termos. Tendo em vista essa característica,
a) identifique a expressão que o pronome relativo que substitui, na
segunda estrofe do poema;
b) reescreva o último verso da segunda estrofe, substituindo o pronome
pessoal oblíquo os pelo termo
a que se refere.
Questão 4 (VUNESP)
Na terceira estrofe do texto, o enunciador alterna um acento
coloquial, expresso na fala das personagens, com um registro formal, observável
quando o enunciador se dirige aos meninos carvoeiros. Com base nessa afirmação,
selecione um verso do poema, em que existe essa aproximação com o registro
coloquial, popular, explicando como se pode comprová-la.
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