Exercícios para Ensino Médio


Considere o texto abaixo para fazer as questões 1 e 2.

Alojado há sete meses no topo da lista dos mais vendidos de Veja, e na verdade um best-seller mundial, o romance O Código Da Vinci, do americano Dan Brown, é uma trama envolvente de mistério, um engenhoso apanhado de enigmas esotéricos e teorias conspiratórias sobre temas como a Ordem dos Templários e a natureza do Santo Graal. É acima de tudo, apesar de a figura dele não aparecer no romance, um sinal do inesgotável interesse despertado por um homem: Leonardo da Vinci (1452-1519). Por certo não foi à toa que Brown resolveu mencionar, já no título de seu romance, o criador renascentista. Leonardo causou assombro em seu tempo e continua a fazê-lo até hoje. Há mais de 1 milhão de páginas na internet dedicadas a esse personagem. A livraria virtual Amazon tem 9 900 livros sobre da Vinci. Sua versatilidade era espantosa. Leonardo foi engenheiro, escritor, cientista, músico, arquiteto, escultor. Foi o melhor de seu tempo em quase todos esses campos. Foi o melhor de todos os tempos na pintura.
(Veja, 27.10.2004)

Questão 1 (VUNESP)
O ponto de vista do enunciador de um texto pode ser avaliado pela natureza dos termos de que se utiliza ao construí-lo. No fragmento de Veja, por exemplo, os adjetivos desvelam claramente a posição do enunciador, com respeito ao tema central nele exposto — a obra de Dan Brown e a figura de Leonardo da Vinci. A partir dessa ideia,
a) explicite se o ponto de vista do enunciador é favorável ou desfavorável, em relação ao tema;
b) destaque três adjetivos, ao longo do texto, que ilustrem o ponto de vista do enunciador.

Questão 2 (VUNESP)
Entre as “provas” apresentadas pelo enunciador, dando conta das características de Leonardo da Vinci, há duas relacionadas a condições contemporâneas de leitura. Considerando essa ideia,
a) identifique essas duas “provas” do grande interesse despertado por Leonardo da Vinci, na atualidade, levando em conta os meios modernos de veiculação das obras;
b) comente a relação entre a importância atribuída a da Vinci e o sucesso do livro de Brown.

Considere o texto abaixo para fazer as questões 3 e 4.

Meninos carvoeiros
Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade.
— Eh, carvoero! E vão tocando os animais com um relho enorme.

Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.
(Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando-se com um gemido.)

— Eh, carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles...
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!
— Eh, carvoero!

Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados!

Petrópolis, 1921 (Manuel Bandeira, O ritmo dissoluto.)

Questão 3 (VUNESP)
Variados são os recursos usados para garantir a coesão textual. No poema de Manuel Bandeira, pode-se verificar que ocorrem conectivos, advérbios, pronomes, por exemplo, para estabelecer a ligação entre as partes do texto, entre as orações e entre os termos. Tendo em vista essa característica,
a) identifique a expressão que o pronome relativo que substitui, na segunda estrofe do poema;
b) reescreva o último verso da segunda estrofe, substituindo o pronome pessoal oblíquo os pelo termo a que se refere.

Questão 4 (VUNESP)
Na terceira estrofe do texto, o enunciador alterna um acento coloquial, expresso na fala das personagens, com um registro formal, observável quando o enunciador se dirige aos meninos carvoeiros. Com base nessa afirmação, selecione um verso do poema, em que existe essa aproximação com o registro coloquial, popular, explicando como se pode comprová-la.


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