Exercícios estruturais: orações subordinadas adverbiais
1. Transforme o adjunto adverbial em
oração subordinada adverbial.
Modelo: Os pilotos dispararam ao
primeiro sinal.
Os pilotos dispararam quando
deram o primeiro sinal.
a. Não viajávamos devido à falta de dinheiro.
b. Os convidados retiraram-se ao término da festa.
c. Ele estuda apesar da falta de recursos.
d. Devido
à sua frágil saúde, não trabalhava.
e. As manifestações acalmaram-se com a chegada da polícia.
2. Identifique e classifique as orações
subordinadas adverbiais.
a. A euforia da mãe era maior que a do
filho vitorioso.
b. Todos compraram o jornal porque ele
trazia a lista dos aprovados.
c. Como estivesse agitado, quebrou o copo
e o prato.
d. Eu andava tão faminta como se não
comesse há dias.
e. “Embora lhes custe acreditar, o
visconde, em pessoa, tinha a sua taberna no centro da vila.” (Fernando Namora)
f. Se acabasse com aquelas fofocas, eu
acreditaria na sua discrição.
g. Caminhavam cabisbaixos os dois irmãos
como se carregassem a maior tristeza do mundo.
h. “Embora fosse talvez o estudante mais
pobre, tomei a defesa dos fidalgotes.” (Jurandir Ferreira)
i. Os mendigos foram encaminhados ao
albergue a fim de que ficassem protegidos do frio intenso.
j. Quando tocou a campainha, sentiu logo
os passos pelo corredor.
k. Ventou tanto que as telhas caíram.
l. Se não somos donos de nós mesmos, então
quem será?
m. À medida que íamos falando, mais o
diretor se sentia envaidecido.
n. Tudo saiu conforme o previsto.
3. As orações subordinadas adverbiais são
introduzidas, em geral, por uma conjunção típica. Há conjunções, porém, que
revelam diversos valores, dependendo do contexto. Explique o valor da conjunção
destacada nos períodos abaixo.
a. Como a miséria era
grande, um tostão a mais ou a menos não faria falta.
b. Eu saio desta casa como se saísse de um
cativeiro.
c. O vendedor escondeu a mercadoria como pôde.
4. Os períodos que seguem são todos
compostos por subordinação. A oração subordinada que os forma poderá ser
substantiva, adjetiva ou adverbial. Identifique as orações e classifique-as.
Modelo: O engenheiro, que é um
especialista, não eliminou as rachaduras da casa.
1ª oração: O engenheiro não eliminou as
rachaduras da casa. oração principal
2ª oração: que é um especialista — oração
subordinada adjetiva explicativa
a. Assim que deu o sinal, os alunos saíram
para o pátio.
b. É necessário que todos tenham
consciência da importância do voto.
c. A paralisia infantil, que é evitada com
vacinações, atinge principalmente as crianças pobres.
d. A mulher trabalhava todos os dias para
que os filhos estudassem.
e. Muitas pessoas são julgadas por crimes
que não cometeram.
f. Eu entendi o significado do filme
quando ouvi a sua explicação.
g. O professor queria que a resposta fosse
curta.
h. Minha avó tricotava na cadeira de
balanço enquanto os netos brincavam com os coloridos novelos de lã.
i. O casal adiou a data do casamento
conforme o pedido dos pais.
j. A História do Brasil apresenta muitos
exemplos de negros e índios que lutaram pela justiça.
k. O delegado não deixou o plantão porque
pressentia a rebelião dos presos.
l. O pai saiu triste de casa como quem não
voltaria mais.
O gabarito será divulgado em poucos dias.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1.
ResponderExcluira. Não viajávamos porque não tínhamos dinheiro.
b. Os convidados retiraram-se quando a festa terminou.
c. Embora lhe faltem recursos, ele estuda.
d. Não trabalhava, já que sua saúde era frágil.
e. As manifestações acalmaram-se assim que a polícia chegou.
2.
a. A euforia da mãe era maior QUE A DO FILHO VITORIOSO. - comparativa
b. Todos compraram o jornal PORQUE ELE TRAZIA A LISTA DOS APROVADOS. - causal
c. COMO ESTIVESSE AGITADO, quebrou o copo e o prato. - causal
d. Eu andava tão faminta COMO SE NÃO COMESSE HÁ DIAS. - comparativa
e. “EMBORA LHES CUSTE ACREDITAR, o visconde, em pessoa, tinha a sua taberna no centro da vila.” (Fernando Namora) - concessiva
f. SE ACABASSE COM AQUELAS FOFOCAS, eu acreditaria na sua discrição. - condicional
g. Caminhavam cabisbaixos os dois irmãos COMO SE CARREGASSEM A MAIOR TRISTEZA DO MUNDO. - comparativa
h. “EMBORA FOSSE TALVEZ O ESTUDANTE MAIS POBRE, tomei a defesa dos fidalgotes.” (Jurandir Ferreira) - concessiva
i. Os mendigos foram encaminhados ao albergue A FIM DE QUE FICASSEM PROTEGIDOS DO FRIO INTENSO. - final
j. QUANDO TOCOU A CAMPAINHA, sentiu logo os passos pelo corredor. - temporal
k. Ventou tanto QUE AS TELHAS CAÍRAM. - consecutiva
l. SE NÃO SOMOS DONOS DE NÓS MESMOS, então quem será? - condicional
m. À MEDIDA QUE ÍAMOS FALANDO, mais o diretor se sentia envaidecido. - proporcional
n. Tudo saiu CONFORME O PREVISTO. – conformidade
3.
a. causa.
b. comparação.
c. conformidade.
4.
a. ASSIM QUE DEU O SINAL, os alunos saíram para o pátio. – adverbial temporal.
b. É necessário QUE TODOS TENHAM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DO VOTO. – substantiva subjetiva.
c. A paralisia infantil, QUE É EVITADA COM VACINAÇÕES, atinge principalmente as crianças pobres. – adjetiva explicativa.
d. A mulher trabalhava todos os dias PARA QUE OS FILHOS ESTUDASSEM. – adverbial final.
e. Muitas pessoas são julgadas por crimes QUE NÃO COMETERAM. – adjetiva restritiva.
f. Eu entendi o significado do filme QUANDO OUVI A SUA EXPLICAÇÃO. – adverbial temporal.
g. O professor queria QUE A RESPOSTA FOSSE CURTA. – substantiva objetiva direta.
h. Minha avó tricotava na cadeira de balanço ENQUANTO OS NETOS BRINCAVAM COM OS COLORIDOS NOVELOS DE LÃ. – adverbial temporal.
i. O casal adiou a data do casamento CONFORME O PEDIDO DOS PAIS. – adverbial conformativa.
j. A História do Brasil apresenta muitos exemplos de negros e índios QUE LUTARAM PELA JUSTIÇA. – adjetiva restritiva.
k. O delegado não deixou o plantão PORQUE PRESSENTIA A REBELIÃO DOS PRESOS. – adverbial causal.
l. O pai saiu triste de casa COMO QUEM NÃO VOLTARIA MAIS. – adverbial comparativa.