Revisão sobre orações subordinadas substantivas

1ª etapa: formar as duplas e os trios de trabalho, assistir ao vídeo disponibilizado abaixo e esquematizar o que aprendeu no caderno. Usar também o livro didático como referência. Nessa etapa, é importante saber o conceito das orações substantivas, a relação com a oração principal, a classificação de cada uma, o papel das conjunções integrantes (QUE e SE) e a diferença entre uma oração desenvolvida e reduzida.



2ª etapa: fazer os exercícios abaixo com ajuda dos colegas de trabalho.

1. Leia a tira a seguir:

a) Explique por que a pergunta de Helga dá comicidade ao texto.
b) Releia a fala de Helga: "Ele disse que ia tomar alguma providência?"
  • Há quantas orações nesse período? Separe-as.
  • Qual é a predicação da forma verbal "disse"?
  • Que função sintática exerce a segunda oração?
  • Como se chama a segunda oração e que tipo de conjunção a liga à primeira oração?
2. Reescreva os períodos a seguir no caderno, substituindo o sinal gráfico por uma oração subordinada substantiva e classificando-a.
a) O porteiro recusou *.
b) Era evidente *.
c) O rapaz estava confiante *.
d) Os moradores desejavam *.
e) Interessava-lhe somente este fato: *.
f) O fato é*.

3. Leia esta tira.
a) Que elementos dessa tira permitem perceber que a professora não gostaria do aluno?
b) Na sua opinião, esses elementos são suficientes para comprovar que a professora odeia o aluno? Explique.
c) Releia a frase do terceiro quadrinho: "Tenho a ligeira impressão que a professora me odeia!"
  • Quais são as orações desse período? Que conjunção as liga?
  • A primeira oração, principal, não apresenta estrutura sintática completa. Que palavra dessa oração a segunda oração completa?
  • Como se chama a oração subordinada que completa um nome?
4. Reescreva as frases a seguir no caderno, transformando o termo destacado em uma oração subordinada e, em seguida, classifique-a.
a) O povo exigia o pagamento de salários atrasados.
b) Os pais impunham obediência aos filhos.
c) Seria importante seu comparecimento á reunião.
d) Confesso-lhe apenas uma coisa: nossa rejeição a seu pedido.
e) O conserto das rodovias visava à redução dos acidentes.
f) A música parece a exaltação de nossos melhores sentimentos.

5. Agora, transforme a expressão destacada em oração reduzida de infinitivo e classifique-a.
a) O gerente decidiu a contratação de mais dois funcionários.
b) É conveniente a verificação do resultado da pesquisa.
c) O paciente insistiu na caminhada diária.
d) Seu objetivo era a chegada ao alto da montanha.
e) Cláudia teve esperança da volta de seu melhor amigo.

6. Por fim, transcreva os períodos a seguir no caderno, transformando as orações reduzidas em desenvolvidas. Classifique-as em seguida.
a) Convém serem revistas as provas.
b) Meu pai lembrou-nos de pedir a nota fiscal.
c) Mário tomou esta decisão: fazer um curso pré-vestibular.
d) Nosso desejo seria ajudá-los neste momento.
e) Estava segura de conseguir a vaga de secretária.

Obs.: Alguns exercícios foram retirados de "Português: leitura, produção e gramática", de Leila Lauar Sarmento.


3ª etapa: acompanhar a correção direcionada pelo professor e esclarecer eventuais dúvidas.
Ps.: Tempo de execução das etapas 1 e 2: dois tempos de aula.
Pps.: Em casa, fazer os exercícios propostos no vídeo abaixo para estudar para a avaliação parcial.

.

Ao trabalho!

Comentários

  1. 1a) A pergunta da Helga dá comicidade porque contrasta com a imagem de Hagar no quadrinho. Ele aparece todo machucado, logo podemos inferir que a providência tomada pelo vizinho não foi impedir os latidos do cachorro, mas agredir Hagar, pois provavelmente não gostou do ouviu dele.
    1b) ● Há duas orações: “Ele disse / que ia tomar alguma providência”.
    ● VTD.
    ● OD.
    ● Oração subordinada substantiva objetiva direta (OSSOD), conjunção integrantes.


    2. Aqui, independentemente da oração criada, a classificação sempre será a mesma, pois, como estudamos, para classificar a oração substantiva, devemos analisar o que falta à oração principal. As orações colocadas aqui são apenas sugestões.
    a) que os banhistas entrassem pela frente – OSSOD.
    b) que ele se daria mal – OSSS.
    c) de que ganharia o jogo – OSSCN.
    d) que a vizinha saísse do condomínio – OSSOD.
    e) que o Brasil ganhasse a Copa do Mundo – OSSA.
    f) que o Brasil é um país de belas mulheres – OSSP.

    3a) A grossura do livro que professora mandou o aluno ler para não ser reprovado.
    b) Resposta pessoal.
    c) ● 1ª oração: Tenho a ligeira impressão; 2ª oração: que a professora me odeia. A conjunção é QUE.
    ● Impressão.
    ● Oração subordinada substantiva completiva nominal (OSSCN).

    4a) O povo exigia que os salários atrasados fossem pagos. (OSSOD)
    b) Os pais impunham que os filhos obedecessem. (OSSOD)
    c) Seria importante que você comparecesse à reunião. (OSSS)
    d) Confesso-lhe apenas uma coisa: que nós rejeitamos seu pedido. (OSSA)
    e) O conserto das rodovias visava a que os acidentes reduzissem. (OSSOI)
    f) A música parece que exalta nossos melhores sentimentos. (OSSP)

    5a) O gerente decidiu contratar mais de dois funcionários. (OSSOD)
    b) É conveniente verificar o resultado da pesquisa. (OSSS)
    c) O paciente insistiu em caminhar diariamente. (OSSOI)
    d) Seu objetivo era chegar ao alto da montanha. (OSSP)
    e) Cláudia teve esperança de seu melhor amigo voltar. (OSSCN)


    6a) Convém que as provas sejam revistas. (OSSS)
    b) Meu pai lembrou-nos de que pedíssemos a nota fiscal. (OSSOI)
    c) Mário tomou esta decisão: que faria um curso pré-vestibular. (OSSA)
    d) Nosso desejo seria que os ajudássemos neste momento (OSSP)
    e) Estava segura de que conseguiria a vaga de secretária. (OSSCN)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas