A crônica argumentativa

ORIGEM DA CRÔNICA: http://abrantes16.blogspot.com.br/2014/08/a-origem-da-cronica-e-suas.html

CARACTERÍSTICAS GERAIS: acontecimentos cotidianos, narrativa curta, linguagem simples e coloquial, poucos personagens, espaço reduzido. http://g1.globo.com/pernambuco/projeto-educacao/noticia/2011/10/professora-explica-caracteristicas-da-cronica-um-genero-hibrido.html

TIPOS DE CRÔNICA: https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/2226899
https://www.materias.com.br/portugues/o-que-e-cronica/


CRÔNICA ARGUMENTATIVA:

  • Origina-se de um assunto que circula em contexto social específico e sobre o qual o autor apresenta um ponto de vista. O leitor pode encontrar nessas crônicas reflexões, críticas, que o fazem pensar sobre o mundo.
  • A visão de mundo do cronista manifesta-se também na seleção de palavras e expressões, que indicam um posicionamento. Nela, não se pretende encerrar a discussão sobre um assunto, mas suscitar debates sobre fatos do cotidiano.
  • Apresentam um opinião, argumentos e estratégias. É comum o uso de uma linguagem informal e uma interlocução direta com o leitor. Nesse gênero, as reflexões sobre a vida social, econômica etc. são às vezes apresentadas em tom humorístico, poético, entre outros.
LEMBRETES:
  • PONTO DE VISTA: a ideia defendida.
  • ARGUMENTOS: raciocínios que servem para convencer ou persuadir alguém.
  • ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS: são modos de selecionar argumentos e organizar o texto, pensado para envolver o leitor, dar credibilidade e tornar a argumentação eficaz.

Comentários

Postagens mais visitadas