Proposta de redação 1 - ano 2017

A CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

Leia os textos abaixo para inteirar-se um pouco do assunto.




Agora, conheça a proposta de redação.

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A CRISE NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Ao menos 31 presos foram mortos na penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior de Roraima, na madrugada desta sexta-feira. Vários corpos foram decapitados ou desmembrados, e as autoridades estaduais revisaram de 33 para 31 o número de vítimas até o momento. A nova chacina volta a deixar o país em alerta cinco dias após o massacre de 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, no que pode ser  mais um capítulo da guerra entre as facções criminosas desencadeada no final do ano passado. [...]
As mortes de presos em Roraima são suficientes para colocar a chacina como a terceira maior da história do sistema penitenciário brasileiro, igualado a cifras de motins anteriores em São Paulo e no Tio, mas atrás apenas do massacre do Carandiru, em São Paulo, 1992, quando policiais assassinaram 111 presos, e de Manaus, ocorrido no dia 1º deste ano.

 

Fragmento.

Disponível http://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/06/politica/1483703548_179354.html. Acesso em 28 jan. 2016

 

TEXTO 2

CAOS NOS PRESÍDIOS

Presos voltaram a ocupar o telhado do presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte (16/01/17)

 

Diretores de presídios do MS são presos suspeitos de oferecer regalias para os detentos (23/01/17)

 

Polícia recapturou 101 dos 152 presos que fugiram durante uma rebelião em Bauru (SP) (24/01/17)

 

Texto adaptado.

Disponível em http://especiais.g1.globo.com/globonews/2017/caos-nos-presidios/. Acesso em 28 jan. 2017.


TEXTO 3

[...] A posse e consumo de drogas é questão que, antes do Direito Penal, deve ser tratada pelo viés da saúde pública ou, ainda, pelo controle social. Ora, é perceptível a diminuição do consumo de tabaco, ao longo da última década, pelas pessoas em geral, especialmente pelos nossos jovens. E tudo porque hoje é ‘socialmente’ mal visto fumar, atitude reforçada por legislações que coibiram o fumo em locais públicos.
Será que este não seria o caminho a seguir no que diz respeito a todas as demais substâncias entorpecentes? Ou continuaremos a entulhar nossos jovens, homens e mulheres, em verdadeiras universidades do crime? [...]

Disponível em http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/possiveis-culpados-pela-crise-no-sistema-penitenciario-brasileiro/. Acesso em 28 jan. 2017.


INSTRUÇÕES:
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas