Gabarito 1. A narradora cria uma relação de dependência afetiva desse homem, que, no entanto, aparenta frieza e pouco envolvimento afetivo com ela. 2. A narradora já não se reconhece mais, desconhece sua própria identidade, pois havia vivido em função do homem desde o momento que o conheceu.3. “Mas ainda mais quero que ele me saiba vestir”. – A palavra “que” introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.“ O único intruso era o tempo, que nossa rotina deixara crescer e pesar”. - A palavra “que” introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.O “que” na primeira frase é uma conjunção, enquanto o “que” na segunda frase é pronome relativo.4. Orações subordinadas adjetivas restritivas.
Gabarito
ResponderExcluir1. A narradora cria uma relação de dependência afetiva desse homem, que, no entanto, aparenta frieza e pouco envolvimento afetivo com ela.
2. A narradora já não se reconhece mais, desconhece sua própria identidade, pois havia vivido em função do homem desde o momento que o conheceu.
3. “Mas ainda mais quero que ele me saiba vestir”. – A palavra “que” introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
“ O único intruso era o tempo, que nossa rotina deixara crescer e pesar”. - A palavra “que” introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
O “que” na primeira frase é uma conjunção, enquanto o “que” na segunda frase é pronome relativo.
4. Orações subordinadas adjetivas restritivas.