Respostas das páginas 96 e 97
PARA ENTENDER O TEXTO
1. A necessidade de um projeto para a obtenção de vantagens econômicas e sociais com a Copa.
2. a) Segundo o texto, sediar um grande evento esportivo constitui uma chance real "de reduzir carências nacionais e inserir o país na rota dos grandes destinos turísticos do mundo", além de ser uma possibilidade de crescimento econômico.
b) A declaração foi comprovada inicialmente por meio de dados estatísticos.
3. A reportagem cita equívocos da organização dos Jogos Pan-Americanos, que privilegiou a construção de arenas esportivas, em vez de obras cuja utilidade para a cidade do Rio de Janeiro ultrapassasse a duração do evento.
4. a) A reportagem cita um sociólogo que realizou uma pesquisa relativa ao tema.
b) A reportagem provavelmente ouviu secretários estaduais de Estaduais de Esportes para saber se algumas autoridades envolvidas na organização da Copa de 2014 estavam trabalhando de acordo com a perspectiva tida como fundamental e também para saber que medidas porventura já estavam sendo tomadas.
5. Se há a perspectiva de a copa ter enfoque ecológico, a questão do transporte, tão relevante em um evento como esse, deveria ser considerada do ponto de vista ecológico. O transporte ferroviário é uma alternativa menos poluente.
6. Não, a sugestão é das pessoas envolvidas na organização da candidatura brasileira à Copa de 2014.
O TEXTO E O LEITOR
1. a) Porque eles trazem, mais do que informações, opiniões.
b) "Mas também existem exemplos bons e ruins [...] para o Comitê [...] se espelhar". / "Um caminho simplista é apenas fazer estádios ecologicamente corretos [...]" / "Seria uma pena, pois um evento capaz de mudar o país pode ser nada mais que um campeonato de futebol."
2. O trecho está admitindo que um leitor possa discordar do argumento apresentado e imediatamente traz uma nova situação. não se trata de um diálogo direto, mas o leitor é levado em conta.
3. a) O primeiro parágrafo é fundamentalmente descritivo. Ele retoma e explica o que foi a série Copa'14. Os três parágrafos seguintes são dedicados a análise.
b) Seu conteúdo reflete a visão do autor (ou dos editores da revista); não conta com uma aprovação.
c) Na reportagem, esse conteúdo explicitamente subjetivo não se incorpora ao texto principal, é colocado à margem, subordinado à exposição mais objetiva dos dados.
d) No caso do leitor querer se posicionar criticamente sobre os fatos, e não simplesmente reproduzir uma opinião alheia, o boxe não é suficiente. O leitor que, por interesse pessoal ou profissional, quiser formar suas próprias ideias a respeito do assunto deverá ler a reportagem (ou toda a série de reportagens) na íntegra, para observar se houve parcialidade na escolha de entrevistados e outras fontes ou na formulação de conclusões.
1. A necessidade de um projeto para a obtenção de vantagens econômicas e sociais com a Copa.
2. a) Segundo o texto, sediar um grande evento esportivo constitui uma chance real "de reduzir carências nacionais e inserir o país na rota dos grandes destinos turísticos do mundo", além de ser uma possibilidade de crescimento econômico.
b) A declaração foi comprovada inicialmente por meio de dados estatísticos.
3. A reportagem cita equívocos da organização dos Jogos Pan-Americanos, que privilegiou a construção de arenas esportivas, em vez de obras cuja utilidade para a cidade do Rio de Janeiro ultrapassasse a duração do evento.
4. a) A reportagem cita um sociólogo que realizou uma pesquisa relativa ao tema.
b) A reportagem provavelmente ouviu secretários estaduais de Estaduais de Esportes para saber se algumas autoridades envolvidas na organização da Copa de 2014 estavam trabalhando de acordo com a perspectiva tida como fundamental e também para saber que medidas porventura já estavam sendo tomadas.
5. Se há a perspectiva de a copa ter enfoque ecológico, a questão do transporte, tão relevante em um evento como esse, deveria ser considerada do ponto de vista ecológico. O transporte ferroviário é uma alternativa menos poluente.
6. Não, a sugestão é das pessoas envolvidas na organização da candidatura brasileira à Copa de 2014.
O TEXTO E O LEITOR
1. a) Porque eles trazem, mais do que informações, opiniões.
b) "Mas também existem exemplos bons e ruins [...] para o Comitê [...] se espelhar". / "Um caminho simplista é apenas fazer estádios ecologicamente corretos [...]" / "Seria uma pena, pois um evento capaz de mudar o país pode ser nada mais que um campeonato de futebol."
2. O trecho está admitindo que um leitor possa discordar do argumento apresentado e imediatamente traz uma nova situação. não se trata de um diálogo direto, mas o leitor é levado em conta.
3. a) O primeiro parágrafo é fundamentalmente descritivo. Ele retoma e explica o que foi a série Copa'14. Os três parágrafos seguintes são dedicados a análise.
b) Seu conteúdo reflete a visão do autor (ou dos editores da revista); não conta com uma aprovação.
c) Na reportagem, esse conteúdo explicitamente subjetivo não se incorpora ao texto principal, é colocado à margem, subordinado à exposição mais objetiva dos dados.
d) No caso do leitor querer se posicionar criticamente sobre os fatos, e não simplesmente reproduzir uma opinião alheia, o boxe não é suficiente. O leitor que, por interesse pessoal ou profissional, quiser formar suas próprias ideias a respeito do assunto deverá ler a reportagem (ou toda a série de reportagens) na íntegra, para observar se houve parcialidade na escolha de entrevistados e outras fontes ou na formulação de conclusões.
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