Especialmente para alunos do 9˚ ano - Gabarito ficha extra
1. a) OD - que não
aceitaria sua condição
Sujeito –
eu (oculto)
b) Sujeito
– eu
OD - que
ódio me movia
c) OD - a
sensação imediata
CN - de
que você tinha dita alguma besteira
d) CN - de
que estava dormindo
e) Sujeito
- que ela é louca por eles desde criança
Sujeito -
ela
f) Sujeito
de era - que o desespero estava
inscrito no meu rosto
Sujeito de
estava inscrito – o desespero
g) OI - de
que era mais uma tentativa minha
2. a) É fundamental para a
cidadania II) que todos os jovens possam estudar. - OSSS
b) Tenho certeza I) de que
ele fará o possível para vir à reunião. - OSSCN
c) Tenho uma preocupação
sobre o passeio: III) que nem todos possam arcar com as despesas previstas. -
OSSA
d) Meu desejo é V) que
todos possam se sair bem nas provas. - OSSP
e) Não me lembrei IV) de
que deveria ter levado um documento. - OSSOI
3. I. Leio que O cavaleiro fantasma é outro grande romance Cornélia
Funke.
II. A professora afirmou que pode realmente ajudar os alunos.
a) VTD.
b) “que O cavaleiro
fantasma é outro grande romance Cornélia Funke” e “que pode realmente ajudar os
alunos” – objetos diretos.
c) Esses complementos
trazem informações essenciais para completar o sentido dos verbos transitivos
diretos, permitindo que os leitores conheçam a opinião dos enunciadores.
Comentários
Postar um comentário