Especialmente para os alunos do 3º ano do Ensino Médio
GABARITO
FICHA 5
1. O texto corresponde a um núcleo
dramático condensado – reduzido –, uma vez que apresenta poucos personagens que
vivem poucas ações em um tempo reduzido e um espaço limitado.
2. a) Os pobres nordestinos que precisam vender seus órgãos
para sobreviver.
b) I. O tráfico de órgãos.
II. O descaso das autoridades.
3.
a) “Tinha
até marcado uma feijoada pra quando eu voltar, uma feijoada. E roda de samba
pra gente rodar. Até clarear, de manhã, pelas bandas de cá.”
b) I. A ideia de que a vida dura
que o personagem leva fez com que se tornasse uma pessoa dura e indignada com o
descaso das autoridades.
c) A alternativa I é a correta
por trazer a questão da indignação do personagem diante da atuação das autoridades
frente a diferentes situações de pobreza como narrado nos dois últimos parágrafos
do texto.
4.
“Se
é pra livrar minha barriga da miséria até cego eu ficaria.”
5. No primeiro fragmento, companheiro poderia ser
uma pessoa de mesma classe social do narrador ou até mesmo um leitor. No
segundo fragmento, vocês seria uma referência à polícia ou as autoridades
(governo).
6.
a) Ao povo brasileiro.
b)
Considerando a epígrafe e o contexto do texto em estudo, é possível afirmar que
zumbi assume o sentido de pessoas que vagam sem acordarem para a triste situação
em que se encontram. São os brasileiros que parecem mortos por sua triste
realidade.
7.
Os fragmentos a seguir foram retirados do texto em estudo. Veja:
a) “O
esquema / é bacana”.
“[...] na África tem muita
macacada.”
Esses buracos / apareceram sozinhos em cima do meu
nariz.
b)
Predicado nominal, verbal e verbo-nominal respectivamente.
c)
Predicativo do sujeito, adjunto adverbial, objeto direto, adjunto adnominal e
predicativo do sujeito respectivamente.
8.
“Os
caras chegam aqui / e levam a gente pra Luanda ou Pretória.”
“[...]
sei /que vão encher meu pobre rim de soco.”
A conjunção E apresenta valor semântico de
adição; OU, de alternância; QUE não possui valor semântico.
9. a) Objeto direto.
b)
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
c)
“que
é bonito o hospital de lá”; “que foi um acidente, que esses buracos apareceram
de repente, em cima do meu nariz”; “que vão encher meu pobre rim de soco.”
10.
A primeira frase corresponde a um período composto por subordinação. Se
analisarmos a primeira oração, veremos que há um verbo de ligação e um predicativo
e que lhe falta um sujeito. Logo a segunda oração funcionará como o sujeito
ausente na oração primeira, que é a principal.
11.
O texto 2 é um texto utilitário, por isso não visa ao belo, ao entretenimento.
12. a) Os termos destacados desempenham funções diferentes. O primeiro
QUE é um pronome relativo que serve para ligar as orações evitando a repetição
desnecessária de palavras. O segundo QUE trata-se de uma conjunção integrante
que meramente liga a oração subordinada a principal.
b) Oração
subordinada substantiva objetiva direta.
13.
a) OSSCN.
b)
OSSA.
c)
OSSS.
d)
OSSOI.
14.
As mãos acorrentadas simbolizam a situação de dominação e
exploração dos traficados. A primeira representa o trabalho escravo; a segunda,
ao tráfico de órgãos; a terceira; a venda de mulheres para a prostituição; a
quarta; o tráfico de crianças. A mão que sustenta as correntes representa a
força coercitiva do tráfico, que explora as diferentes vítimas.
15.
Espera-se que os alunos percebam que todos os textos remetem a questão do tráfico
de pessoas.
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