Aula de português - 10/02/2020 - atividade 3


CLASSES GRAMATICAIS II
PALAVRAS INVARIÁVEIS

ATIVIDADE 1: advérbios
Unidade 18, parte II do livro de português

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
- Leia as informações presentes nas páginas 407 a 414 de seu livro.
- Ouça a música "Sim", de Anitta, disponível no vídeo abaixo. Você pode acompanhar a letra no seguinte link: https://www.letras.mus.br/annita/sim/.


Agora, faça o que se pede.
AS QUESTÕES FORAM APAGADAS.

AO FINAL DESSA ATIVIDADE, VOCÊ DEVE SER CAPAZ DE...
... identificar advérbios e locuções adverbiais.
... distinguir adjetivos de advérbios.
... reconhecer o aspecto semântico dos advérbios.

Sistematização
Acompanhe a explicação de seu professor e, a seguir, ouça a música "Sutilmente", de Skank. Depois de ouvi-la:
1. Identifique os advérbios e locuções adverbiais.
2. Reconheça o valor semântico de cada dos advérbios identificados.
3. Explique a importância dos advérbios na construção do texto.



ATIVIDADE 2: preposição e conjunção
Unidade 19, parte II do livro de português

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADE
- Leia atentamente o anúncio abaixo.


Agora, faça o que se pede.

1. Localize, no texto, as seguintes informações: quem praticou as ações enunciadas no cartaz; quais são as ações praticadas, onde aconteceram as ações.
2. Como podemos inferir o que aconteceu após a abertura da gaveta?
3. Que palavra conecta a ação de abrir a gaveta e o ocorrido em seguida? A que classe gramatical pertence?
4. O cartaz indica a casa como o lugar onde a ação aconteceu. Caso essa informação fosse omitida, o impacto do cartaz para o leitor seria o mesmo? Explique por quê.
5. Em "Tire uma arma do futuro do Brasil", o termo DO estabelece uma relação de dupla posse: a arma DO futuro DO Brasil, defendendo um Brasil sem armas para um futuro melhor, A campanha tem como objetivo tirar a arma de quem?
6. Na parte principal do anúncio, encontra-se a palavra "em". Classifique-a quanto à morfologia e identifique seu valor semântico.

AO FINAL DESSA ATIVIDADE, VOCÊ DEVE SER CAPAZ DE...
... identificar preposições e conjunções.
... conhecer todas as preposições essenciais.
... identificar contrações e combinações.
... reconhecer o aspecto semântico de preposições e conjunções.

Sistematização
Acompanhe a explicação de seu professor e, a seguir, faça o que se pede:
1. Explique, em um parágrafo completo, por que preposição e conjunção poderiam constituir uma única classe gramatical.
2. Assista ao vídeo sobre como fazer mapas mentais disponível abaixo.
3. Construa ao menos dois mapas mentais para organizar o que aprendeu sobre preposição e conjunção.



PS. Se quiser relembrar também as interjeições, que, assim como os advérbios, preposições e conjunções, são uma classe de palavras invariável, vale a pena assistir ao vídeo a seguir.



FONTES DE CONSULTA
Vozes do mundo: gramática e reflexão, Saraiva.
360º gramática, FTD.

Na aula de aula, vimos que...




Comentários

Postagens mais visitadas