Classificação das orações subordinadas adjetivas

1. Leia um trecho de uma reportagem.

"Cada vez mais, é comum a divulgação de casos de jogadores que sofrem problemas cardíacos em campo. É uma situação assustadora, que deve servir de alerta para um risco muito real".

a) Identifique e classifique as orações que compõem cada período desse trecho.
b) Os dois períodos são semelhantes quanto à estrutura, isto é, quanto à classificação de suas orações. Imagine que o redator dessa matéria não desejasse repetir tal estrutura. Como ele poderia reescrever o segundo período?

2. Leia a frase abaixo:

Os patos possuem uma glândula que fica perto da cloaca, que se chama glândula uropigial, que produz uma secreção que é capaz de tornar as penas impermeáveis à água.

A repetição do pronome relativo QUE torna a leitura da frase confusa. Reescreva-a substituindo duas orações subordinadas adjetivas por adjetivos.

3. Preencha as lacunas por orações subordinadas adjetivas.
a) O Tricolor, ____________, tirou o pão da boca dos Santos.
b) Ele, _________, vai permitindo a recuperação dos adversários.

4. Dos períodos a seguir:
a) transcreva apenas as orações subordinadas adjetivas.
b) explique se essa oração adjetiva restringe ou não o sentido do termo antecedente.

I. Da pessoa que varre o chão até o diretor do centro, todos têm muito orgulho de "participar do grupo" e dar sua contribuição.
II. Um justo reconhecimento a uma das maiores escritoras brasileiras, cuja obra equilibra leveza e comprometimento com a condição humana..."
III. O livro mais recente de Lygia Fagundes Telles é a antologia Meus contos esquecidos, com histórias que estavam na "penumbra" há muito tempo.
IV. Amizade, coisa que já não existe - algo maravilhoso.

5. Transforme as orações adjetivas destacadas em expressões adjetivas (adjuntos adnominais).
a) A matéria com o rapper foi feita para os jovens que lêem a revista.
b) O gado em que se identificou a febre aftosa foi sacrificado.
c) Algumas pessoas, que revelavam muita indiferença, mal compreendiam o sofrimento das vítimas.

6. Complete as lacunas com o pronome relativo mais adequado.
a) Esta é a sala _____ você deverá trabalhar.
b) Estudei algumas teorias _______ descobri quanto a vida na Terra está ameaçada.
c) Essa ideia _______ você se apoia é muito fora fora da realidade.
d) Leia as anotações ________ estão listadas todas as pessoas que podem contribuir para nosso projeto.
e) O lugar _____ alguns animais do zoológico foram transferidos não é adequado.

7. Transforme os períodos simples abaixo em períodos compostos por subordinação, substituindo as expressões destacadas por orações subordinadas adjetivas.
a) Os jovens trabalhadores têm menos chances de ingressar em universidade públicas.
b) Muitos profissionais, frustados, optam por realizar outros tipos de trabalhos.

8. Observe as diferenças entre as orações adjetivas que você formou na questão anterior.
a) Qual é o sentido da oração do item b: ela dá uma explicação, amplia as informações sobre o termo antecedente ou restringe o seu significado? Justifique sua resposta.
b) O que podemos concluir em relação à oração do item a: ela amplia ou delimita, restringe o sentido do substantivo a que se refere? Justifique sua resposta.

Exercícios retirados de "Para viver juntos", da Edições SM; "Tudo é linguagem", da Editora Ática; "Coleção eu gosto mais", da editora IBEP.

Comentários

  1. Excelente Post!!! Parabens pelo material e conteudo =)

    acesse meu blog e me siga, iremos adorar!
    Bjão, Grão do Dia.

    site: http://graododia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas