Gabarito da ficha 8 - 3º ano - EM

1. O autor critica o fato de nem todos perceberem que a corrupção presente em Brasília é uma questão de oportunidade que começa nos mais simples fatos do cotidiano.
2a. Não, uma vez que, na 1ª situação, o verbo é transitivo direto e indireto e, no 2º caso, é apenas transitivo direto.
2b. Predicados verbais.
2c. Objeto direto, sujeito e adjunto adnominal respectivamente.
3. A dificuldade deve-se ao fato de todos realizarem atos que ferem a ética e a moral quando têm oportunidade, assim, quando alguém assume um cargo de liderança política, se tiver oportunidade, este cometerá corrupção.
4. D
5a. Esses termos, por trazerem valor semântico de lugar, colocam políticos e população em pé de igualdade, uma vez que a corrupção estaria em todo o país.
5bI. Objeto direto.
5bII. Oração subordinada substantiva objetiva direta.
5bIII. Conjunção integrante.
5c. Explicação.
5d. Sim. O pronome QUE é relativo uma vez que retoma o termo anterior, evitando a repetição deste.
6. Contra, já que, na visão do comentarista, o roubo de uma caneta não seria um ato de corrupção como aqueles que são cometidos dentro do cenário político. Para ele, roubo e corrupção são conceitos distintos.
7. Porque ainda hoje o país enfrenta problemas relacionados à corrupção.
8. A repetição da pergunta reitera o sentimento de indignação do eu lírico.
9a. Ninguém e todos respectivamente. Sujeitos simples.
9b. A constituição, no futuro da nação. Objeto direto e objeto indireto respectivamente.
9c. A contradição estaria no fato de que, para haver futuro em uma nação, a constituição deveria ser respeitada, ou seja, o respeito à Constituição é fundamental para que a nação possa desenvolver-se, entretanto esse fato não acontece.
10. Nas favelas, no senado são algumas das possibilidades. Tais adjuntos revelam a ideia de que a corrupção estaria presente no país inteiro.
11. “Ninguém respeita a constituição / mas todos acreditam no futuro da nação.” - Coordenação.
12. A tira traz uma reflexão sobre a hipocrisia social. Como alguém pode protestar contra a corrupção se também realiza atos de corrupção?
13. Esse termo cria o humor, uma vez que se opõe a atitude do personagem que, na tira, vai protestar contra a corrupção.
14. A reflexão trazida pelo ilustrador e a mesma da canção. Ambos mostram que a corrução não é algo exclusivo do Senado.
15a. Não haver mensalão.
15b. OSSOD, OSSOP, OSSCN, OSSOD respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas