Atividade de personalização 2017

q  1ª estação: coordenação x subordinação


q  2ª estação: valor semântico, sintático e morfológico



q  3ª estação: predicado x predicativo


q  4ª estação: orações subordinadas substantivas




q  5ª estação: contos

Comentários

  1. 1ª estação: No 2º texto, há o predomínio da coordenação, uma vez que nele praticamente todas as orações são completas sintaticamente. Neste texto, apenas a última oração é subordinada em relação à anterior.
    2ª estação: gabaritos disponíveis nos sites.
    3ª estação:
    1. PN - e quando estiver triste / e quando estiver louco / e quando estiver fogo / e quando estiver bobo /mas quando estiver morto.
    PV - simplesmente me abrace / subitamente se afaste / suavemente se encaixe / sutilmente disfarce / suplico que não me mate dentro de ti.
    2. Predicativos: triste, louco, fogo, bobo, morto.
    Objetos: me, se, se, que não me mate, me.
    3. Os predicados parecem revelar relações de causa e efeito. Os predicados nominais são importantes para revelar o estado do eu lírico e os predicados verbais apresentam o que o interlocutor deve fazer caso o eu lírico se encontre neste estado.
    4ª estação:
    2a. Deus põe e o diabo dispõe (enquanto Deus dá as dádivas, o diabo as tira); Deus tira os anéis, mas deixa os dedos (Deus tira coisas materiais, mas deixa as condições para consegui-las novamente).
    2b. Refere-se à oração seguinte: "que Deus põe, o diabo dispõe". A 1ª é OP, a 2ª é OSSA.
    2c. 1º trecho - indicam um OSSA; 2º trecho - fala de personagem; 3º trecho - uma explicação.
    3a. "Tenho que cobrir o negativo na conta do banco". SO + VTD + OD
    3b. Não, ele já possui o sujeito oculto EU e o objeto direto CERTEZA.
    3c. Porque a certeza da personagem só fica clara se ele a mencionar. Por isso a oração se liga ao nome CERTEZA, complementando-o.
    3d. OSSCN. Sugestão: Achava que estivesse na prateleira.
    5ª estação:
    1. A afirmativa é verdadeira, posto o que verdadeiramente define um conto é o núcleo dramático. Para ser conto, a narrativa deve apresentar um núcleo dramático reduzido. É possível ter conto de um parágrafo, duas páginas ou 30 páginas como uma novela.
    2. Os textos lidos apresentam poucos personagens, tempo curto e espaço limitado.
    3. "Uma vela para Dário" é um conto social (o conflito central é um problema social, descrição do cenário fornece dados para a construção do conflito, engajamento social).
    "Os laços de família" é um conto psicológico (conflito centrado no universo interior da protagonista, ações são reflexo do conflito interno, cenário revela tensão interior).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas