Exercícios estruturais

Revisão sobre função sintática no período simples

1. Sublinhe os predicados das orações e classifique-os.
a) O avião atravessou na pista.
b) Ontem, eu e meu irmão chegamos alegres da escola.
c) Vovô ficou calado durante o almoço.
d) A maior parte das pessoas voltou exausta da excursão.
e) Eu e meus colegas consideramos nossa professora muito simpática.
f) No sábado, meu tio preparou um lanche delicioso.

2. Classifique o sujeito de cada oração.
a) Já chegaram todos os nossos convidados?
b) Ainda existem pessoas bondosas nesta cidade.
c) Como passaram depressa as férias!
d) Precisa-se de um ajudante de pedreiro.
e) Eu e meus pais fomos viajar nas férias.
f) Podemos ver um navio ao longe.

3. Assinale as orações sem sujeito.
(a) Chove muito pouco nesta região.
(b) Invadiram essa casa durante a noite.
(c) Caiu a noite.
(d) Voltaremos mais tarde.
(e) Havia pouca gente na sala.
(f) A chuva inundou o bairro.
(g) Anoitece mais tarde no verão.
(h) Não havia comida na geladeira.
(i) Existem pessoas interessadas nessa casa.
(j) Ninguém conhece esse professor.

4. Classifique as palavras destacadas em OBJETO DIRETO ou PREDICATIVO DO SUJEITO.
a) O menino parecia muito SATISFEITO.
b) Depois da chuva, o pessoal continuou O JOGO.
c) A turma continuava ANIMADA.
d) A pergunta confundiu O ALUNO.
e) Essa máquina é AUTOMÁTICA.
f) Vimos VÁRIOS PÁSSAROS no parque.

5. Classifique as palavras destacadas nas orações abaixo usando este código.

OD: objeto direto
PS: predicativo do sujeito
PO: predicativo do objeto

a) Achei sua decisão muito INTELIGENTE.
b) A água da piscina estava GELADA.
c) Comprei UMA BONITA CAMISA.
d) Acho PERIGOSA essa situação.
e) A festa ficou ANIMADA.
f) A reunião virou UMA CONFUSÃO.

6. Leia: “A Liz me acha bonito”.
Dê a função sintática do adjetivo BONITO.

7. Classifique os termos destacados nas orações em OBJETO INDIRETO ou COMPLEMENTO NOMINAL.
a) Sandra tem muito orgulho DO FILHO.
b) Esse rapaz parece ter aptidão PARA MÚSICA.
c) Necessito muito DE SEUS CONSELHOS.
d) Ele parece não ter confiança EM NÓS.
e) O respeito ÀS LEIS é fundamental.
f) Ela está se queixando DA VIDA.

8. Dê a função sintática dos pronomes oblíquos destacados.
a) Pedro ME viu saindo do teatro.
b) Mamãe ME contou a novidade.
c) Diga-LHE o resultado do teste.
d) Quem TE disse isso?

9. Passe as orações para a voz passiva e circule o agente da passiva de cada um.
a) O comerciante denunciou o ladrão.
b) O secretário iniciará a reunião.
c) A professora já explicou essa questão.

10. Sublinhe os adjuntos adnominais presentes nas orações apresentadas a seguir.
a) Dois homens procuraram o diretor ontem.
b) Muitas pessoas viram esse filme e gostaram.
c) Titia, aqui está nosso presente.
d) Essa psicóloga é muito atenciosa.
e) Hoje está fazendo um belo dia de sol.
f) Cada artista preparou um trabalho diferente para a exposição.

11. Assinale a alternativa que contenha um vocativo.
(a) Vamos jogar vôlei, pessoal?
(b) Onde estão os jogadores desse time?
(c) As lojas estavam lotadas ontem.

12. Sublinhe os apostos presentes nas orações abaixo.
a) D. Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891.
b) Nós, alunos do 9º ano, vencemos a gincana.
c) Algumas obras de Portinari, famoso pintor brasileiro foram exibidas nesse museu.


Exercícios retirados da gramática de Douglas Tufano.

Comentários

  1. GABARITO

    1.
    a) atravessou na pista. - PV
    b) Ontem, chegamos alegres da escola. - PVN
    c) ficou calado durante o almoço. - PN
    d) voltou exausta da excursão. - PVN
    e) consideramos nossa professora muito simpática. - PVN
    f) No sábado, preparou um lanche delicioso. - PV

    2.
    a) todos os nossos convidados – SIMPLES.
    b) pessoas bondosas - SIMPLES.
    c) as férias – SIMPLES.
    d) INDETERMINADO.
    e) Eu e meus pais - COMPOSTO.
    f) (Nós) - OCULTO.

    3.
    (a) Chove muito pouco nesta região.
    (e) Havia pouca gente na sala.
    (g) Anoitece mais tarde no verão.
    (h) Não havia comida na geladeira.

    4.
    a) PS
    b) OD
    c) PS
    d) OD
    e) PS
    f) OD

    5.
    a) PO
    b) PS
    c) OD
    d) PO
    e) PS
    f) PS

    6. Predicativo do objeto.

    7.
    a) CN
    b) CN
    c) OI
    d) CN
    e) CN
    f) OI.

    8.
    a) Pedro ME viu saindo do teatro. - OD
    b) Mamãe ME contou a novidade. - OI
    c) Diga-LHE o resultado do teste. - OI
    d) Quem TE disse isso? - OI

    9.
    a) O ladrão foi denunciado PELO COMERCIANTE.
    b) A reunião será iniciada PELO SECRETÁRIO.
    c) Essa questão já foi explicada PELA PROFESSORA.

    10.
    a) Dois; o.
    b) Muitas; esse.
    c) nosso.
    d) Essa.
    e) um; belo; de sol.
    f) Cada; um; diferente; a.

    11.
    (a) Vamos jogar vôlei, pessoal?

    12.
    a) imperador do Brasil.
    b) alunos do 9º ano.
    c) famoso pintor brasileiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas