Especialmente para os alunos do 3º ano do Ensino Médio

GABARITO
FICHA 5

1. O texto corresponde a um núcleo dramático condensado – reduzido –, uma vez que apresenta poucos personagens que vivem poucas ações em um tempo reduzido e um espaço limitado.

2. a) Os pobres nordestinos que precisam vender seus órgãos para sobreviver.
b) I. O tráfico de órgãos.
II. O descaso das autoridades.

3. a) “Tinha até marcado uma feijoada pra quando eu voltar, uma feijoada. E roda de samba pra gente rodar. Até clarear, de manhã, pelas bandas de cá.”
b) I. A ideia de que a vida dura que o personagem leva fez com que se tornasse uma pessoa dura e indignada com o descaso das autoridades.
c) A alternativa I é a correta por trazer a questão da indignação do personagem diante da atuação das autoridades frente a diferentes situações de pobreza como narrado nos dois últimos parágrafos do texto.

4. “Se é pra livrar minha barriga da miséria até cego eu ficaria.”

5. No primeiro fragmento, companheiro poderia ser uma pessoa de mesma classe social do narrador ou até mesmo um leitor. No segundo fragmento, vocês seria uma referência à polícia ou as autoridades (governo).

6. a) Ao povo brasileiro.
b) Considerando a epígrafe e o contexto do texto em estudo, é possível afirmar que zumbi assume o sentido de pessoas que vagam sem acordarem para a triste situação em que se encontram. São os brasileiros que parecem mortos por sua triste realidade.

7. Os fragmentos a seguir foram retirados do texto em estudo. Veja:

a) “O esquema / é bacana”.
 “[...] na África tem muita macacada.”
Esses buracos / apareceram sozinhos em cima do meu nariz.
b) Predicado nominal, verbal e verbo-nominal respectivamente.
c) Predicativo do sujeito, adjunto adverbial, objeto direto, adjunto adnominal e predicativo do sujeito respectivamente.

8. “Os caras chegam aqui / e levam a gente pra Luanda ou Pretória.”
“[...] sei /que vão encher meu pobre rim de soco.”
 A conjunção E apresenta valor semântico de adição; OU, de alternância; QUE não possui valor semântico.

9. a) Objeto direto.
b) Oração subordinada substantiva objetiva direta.
c) “que é bonito o hospital de lá”; “que foi um acidente, que esses buracos apareceram de repente, em cima do meu nariz”; “que vão encher meu pobre rim de soco.”

10. A primeira frase corresponde a um período composto por subordinação. Se analisarmos a primeira oração, veremos que há um verbo de ligação e um predicativo e que lhe falta um sujeito. Logo a segunda oração funcionará como o sujeito ausente na oração primeira, que é a principal.

11. O texto 2 é um texto utilitário, por isso não visa ao belo, ao entretenimento.

12.  a) Os termos destacados desempenham funções diferentes. O primeiro QUE é um pronome relativo que serve para ligar as orações evitando a repetição desnecessária de palavras. O segundo QUE trata-se de uma conjunção integrante que meramente liga a oração subordinada a principal.
b) Oração subordinada substantiva objetiva direta.

13. a) OSSCN.
b) OSSA.
c) OSSS.
d) OSSOI.

14. As mãos acorrentadas simbolizam a situação de dominação e exploração dos traficados. A primeira representa o trabalho escravo; a segunda, ao tráfico de órgãos; a terceira; a venda de mulheres para a prostituição; a quarta; o tráfico de crianças. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora as diferentes vítimas.


15. Espera-se que os alunos percebam que todos os textos remetem a questão do tráfico de pessoas.

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