Tipos de introdução


1
Tema: O Trabalho na construção da dignidade humana.
Introdução: Trabalho é todo esforço realizado pelo ser humano com o intuito de transformar a natureza. Estabelece-se, a partir desse ato, uma relação ampla e duradoura: a conexão entre homem e meio ambiente. Nesse sentido, o trabalho pode ser bastante produtivo para ambos, ou benéfico apenas para um dos dois. A dignidade do homem só será conseguida quando o trabalho se tornar uma ferramenta do bem-estar mundial, evitando a simples busca cega por riquezas.

2. 
Tema: O trabalho infantil na realidade brasileira.
Introdução: Crianças levantando peso. Salas de aula vazias. Famílias condenadas. Dentro de um contexto mundial de aumento de busca dos direitos humanos, uma prática arcaica persiste: muitos jovens ainda são levados muito cedo para produzir. Longe de criar riquezas, o trabalho infantil atrasa a sociedade como um todo. Ele trava o desenvolvimento humano do país.

3. 
Tema: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
Introdução: A imprensa foi inventada por Gutemberg na Idade Média e serve como um marco importante da humanidade. A difusão de informação ficou mais fácil, causando uma integração cultural cada vez maior. Desde então, os meios de comunicação, no caminho constante do desenvolvimento, chegaram a um nível ímpar de contundência. Isso obviamente criou dilemas políticos. A liberdade de informação fundamenta, neste contexto contemporâneo, o corpo crítico indispensável à democracia. Entretanto, o tamanho desses veículos pode oprimir a individualidade acamada na era da coletividade.

4.
Tema: O desafio de se conviver com a diferença.
Introdução: “Nenhum homem é uma ilha isolada” escreveu John Donne. Isso quer dizer que todos estão inseridos em uma sociedade complexa repleta de diferenças, desejos, “som e fúria” como afirmou Shakespeare também. Se há tanto a se ver, tanto diferente de nós mesmos, é importante uma pausada reflexão sobre a busca da igualdade ou o desejo da diferença. É fundamental, nesse sentido, afirmar a tolerância como valor social e a democracia como conceito econômico.

5.
Tema: O poder de transformação da leitura.
Introdução: Pode um livro mudar a vida de alguém? O povo brasileiro está interessado em um hábito que não traz benefícios imediatos? Pode-se pensar em alteração de realidades? Os questionamentos sobre a validade do ato de leitura são válidos e infinitos. A transformação da identidade está envolvida diretamente com esse conflito. É por isso que todo ato de leitura amplia o horizonte de cada um, sem, contudo, mudar caráter ou consciência. A leitura não faz milagres; ela apenas os possibilita.

ATIVIDADE
A partir da proposta a seguir, criar uma introdução utilizando uma das estratégias apresentadas.


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “EVASÃO ESCOLAR EM QUESTÃO NO BRASIL”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

Comentários

Postagens mais visitadas