Conto psicológico


Estude o material disponível no link a seguir e responda às questões propostas.


1. O que faz a narradora se lembrar dos carnavais de seu tempo de menina?

2. De que forma a narradora participava do Carnaval durante a infância?

3. O modo como a família permitia que a menina participasse do Carnaval era considerado satisfatório por ela? Explique sua resposta.

4. Quando criança, a narradora conseguia realizar um "sonho intenso" durante os três dias que durava o Carnaval.
a) Que sonho era esse?
b) Como ela o realizava?

5. Transcreva o parágrafo em que a narradora começa a rememorar um Carnaval específico.

6. O que de tão importante a menina recebeu naquele Carnaval?

7. Transcreva, em seu caderno, a frase do conto que resume a importância desse presente para a narradora.

8. Releia: "Mas por que exatamente aquele carnaval, o único de fantasia, teve que ser tão melancólico?".
a) A narradora não consegue aceitar o fato de seu sonho ter sido comprometido. Que episódio foi responsável por quebrar a expectativa que ela alimentava?
b) O que salvou o Carnaval da narradora? Explique sua resposta.

9. Observe os fragmentos abaixo:

I. "Não, não deste último carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância [...]."
II. "Ah, está se tornando difícil escrever. Porque sinto como ficarei de coração escuro ao constatar que, mesmo me agregando tão pouco à alegria, eu era de tal modo sedenta que um quase nada já me tornava feliz."

a) Cronologicamente, o tempo flui do passado em direção ao presente e deste em direção ao futuro. Esse movimento pode ser constatado nos trechos acima? Explique sua resposta.
b) Qual é o elemento que organiza o tempo nesses fragmentos: a sucessão natural dos acontecimentos ou o fluxo da memória e das sensações da narradora?

10. Em duas passagens do texto, a narradora revela a sensação de que o tempo, para ela, transcorre lentamente, e isso a incomoda. Transcreva essas passagens em seu caderno.

11. Indique, em seu caderno, em quais destes trechos há referências do tempo cronológico e em quais há referências do tempo psicológico.
a) "[...] deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se divertirem."
b) "Duas coisas preciosas eu ganhava então e economizava-as com avareza para durarem os três dias: um lança-perfume e um saco de confete."
c) "Ah, está se tornando difícil escrever. Porque sinto como ficarei de coração escuro ao constatar que, mesmo me agregando tão pouco à alegria, eu era de tal modo sedenta que um quase nada já me tornava uma menina feliz."
d) "Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça [...] e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces."
e) "[...] eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável [...]".
f) "De manhã cedo no domingo eu já estava de cabelos enrolados para que até de tarde o frisado pegasse bem. [...] Enfim, enfim! chegaram três horas da tarde: com cuidado para não rasgar o papel, eu me vesti de rosa."
g) "Mas os minutos não passavam, de tanta ansiedade".

12. Qual é o aspecto central do conto: as ações realizadas pela personagem ou as reflexões realizadas por ela?

Exercícios tirados de Para Viver Juntos, 9º ano. Edições SM.
Extra: páginas 235 a 237 do livro de português.

Comentários

Postagens mais visitadas