Resenhas destaques sobre "Whiplash"

JORNADA PARA O SUCESSO
 Lucas Carvalho (9º ano A)

         Um filme bem ambientado, com cenas fortes e reais. Voltado para a trilha sonora, mas com pontos bons em outras áreas, "Whiplash" é uma obra para todas as idades, que possui uma trama bem elaborada e que ainda apresenta uma realidade bem corriqueira nos dias atuais.
         "Whiplash" conta o caminho de um garoto até o sucesso no mundo do jazz e apresenta todos os possíveis obstáculos para sua realização. Por ser um filme sobre música, a trilha sonora acaba sendo impecável e presente na maioria das cenas, além de participar no contexto da obra.
          A atuação junto à trilha sonora formam pontos fortíssimos, com o ator principal tendo trabalhado em grandes obras como "Divergente" e seu antagonista tendo feito "La La Land", temos bastante experiência quando se trata de atuação. Um fato interessante é que o ator principal toca a bateria nas cenas, ele saber tocar foi um fator na hora de escolha do ator. Além disso, temos presente uma realidade muito grande nas atuações, por exemplo, dizem que, na cena de treino na bateria, ele realmente sangrou pelo atrito da baqueta.
         Embora haja todos esses grandes pontos, há alguns que não ficaram tão presentes como foi o caso do figurino e o cenário. Por se tratar da vida de um jovem, suas roupas acabam sendo as mais comuns, apenas trocando para as apresentações da banda, e o cenário não muda tanto, ficando nos mesmos o filme todo, porém, sendo isso tudo compreensível pelo enredo da obra, não é nada de se queixar.
         O enredo é bem elaborado e certo, apresentando sempre o mesmo obstáculo ao protagonista, como em filmes de heróis como "Homem-aranha" ou "Vingadores", em que o protagonista tem um objetivo, mas é sempre atrapalhado pelo vilão, porém, nesse filme, ele é apresentado de outra forma mais realista, mas com o mesmo conceito.
         Com um elenco talentoso e experiente e uma direção sabendo usar técnicas de câmeras e iluminação nas horas de apresentação ou ensaios, temos outros pontos fortes.
         Logo, temos uma obra ganhadora de prêmios com vários pontos fortes e deixando a desejar em quase nada. Com cenas de brigas e apresentações de banda bem interpretadas pelos atores, temos uma ótima obra.

WHIPLASH - O JAZZ NÃO É PARA TODO MUNDO
Por Nina Ribeiro (9º ano B) 

         "Whiplash" é um filme bem diferenciado em relação ao seu enredo e ao dos filmes mais famosos atualmente. A obra traz a trajetória de um rapaz que sonha tocar na banda de um professor muito conhecido na faculdade e, a partir daí, ser um artista famoso.
         Um ponto muito importante é, sem dúvida, sua trilha sonora. Durante os ensaios da banda e até mesmo nas apresentações, a música, que deveria ter apenas a obrigação de estar na cena, muda completamente a história e o clima entre os atores, que, por sua vez, parecem se comunicar através da melodia de uma forma que quem está assistindo a cena compreende o que cada um está pensando de forma clara.
         A relação entre o professor e o aluno baterista é bem destacada no filme e traz uma ideia de que, ao mesmo tempo que ambos sentem raiva e ódio do outro, os dois ainda sim se admiram como profissionais e até como pessoas. Os dois atores que interpretam esses papéis transmitem muito bem essa relação e as trocas de olhares entre eles, em algumas cenas, são realmente essenciais, sendo assim, a atuação dos dois realmente se destaca.
         Embora alguns possam achar que a história é meio "limitada" e que não há tanto a explorar dentro dela, o filme realmente faz com que quem o assiste entre na atmosfera das cenas e queira ver até o final.
          A obra tem a capacidade de emocionar qualquer um nas cenas de mais tensão do filme com a ajuda da música, como quando o baterista se esforça ensaiando até o seu limite e todos conseguem perceber toda a dedicação e paixão que ele tem pela música e como tudo aquilo é importante.
         Logo, "Whiplash" traz uma história totalmente original com todas as estratégias possíveis para que o telespectador possa imergir nesse universo do jazz, torça pelo personagem principal e sinta-se totalmente hipnotizado pela tela até a última cena, entretendo cada ensinamento que o filme deseja passar.

Comentários

Postagens mais visitadas