O primeiro livro da selva

1. Identifique o período histórico em que o conto em estudo está ambientado.

2. Como era feita a comunicação entre os humanos nessa época? Transcreva um fragmento que comprove sua resposta.

3. Toda narrativa é construída a partir da dualidade entre homens e leões. Explique que recurso foi utilizado para marcar essa dualidade.

4. "O primeiro livro da selva" é uma narrativa de sobrevivência. Justifique essa afirmativa.

5. Em determinado momento da narrativa, lê-se:

"Os dois velhos se reconheceram e se fixaram nos olhos. Ambos sabiam o que ia acontecer e o consideravam como mais um fato da vida, como mais uma folha que cairia de uma árvore na imensidão do arvoredo."

a) O que ia acontecer?
b) Explique o sentido de "como mais uma folha que cairia de uma árvore na imensidão do arvoredo" no contexto em estudo.

6. Relacione o título do texto ao seu conteúdo.

7. Na página 94, temos:

"Os humanos e os leões sabiam, cada um de seu jeito, que o acontecido fazia parte da vida. [...] Era possível que até considerassem o encontro compensado."

a) Descreva o encontro a que o trecho se refere e explique por que ele estaria compensado.
b) Considerando a última frase do conto, explique se realmente o encontro estaria compensado.
c) A partir de sua resposta anterior, evidencie o que diferencia humanos de leões.

8. Ao longo do bimestre, adentramos dentro do universo das narrativas sociais. Com suas palavras, explique
a) o que diferenciaria "O primeiro livro da selva" dos tradicionais contos sociais.
b) e o que o aproximaria de contos desse tipo.

Comentários

  1. GABARITO
    1. O conto parece ambientado na pré-história, período que antecede a invenção da escrita.

    2. A comunicação é feita através de grunhidos e gestos. “O menino do meio grunhiu e os outros se detiveram”. “Fez um sinal aos dois meninos mais velhos para que os rodeassem, e eles entenderam, pois já haviam praticado essa estratégia de caça”. Há outros fragmentos que comprovam a resposta.

    3. O narrador apresenta homens e leões através de uma narrativa em espelho. Para cada parágrafo sobre os leões, há um parágrafo sobre os homens, que passam por situação semelhante a vivida pelos felinos. As ações humanas são reflexo das ações dos leões. Temos duas narrativas sendo contadas em paralelo e, em um determinado momento, as histórias se cruzam.

    4. A afirmativa justifica-se pela luta diária pela vida. Tanto os leões como os homens precisam caçar para obter alimentos e sobreviver.

    5.
    a) A morte da leoa.
    b) O trecho revela a inevitabilidade da vida e da morte. Os fatos acontecem simplesmente porque precisam acontecer. A morte de um ser é apenas uma folha caindo da grande árvore da vida.

    6. “O primeiro livro da selva” corresponde ao primeiro relato da vida na selva e é justamente isso que podemos ler no conto. O título é perfeitamente pertinente ao conteúdo do conto.

    7.
    a) O trecho, que na verdade está na página 93, refere-se ao ocorrido nas páginas 87 a 91: a leoa aproveita a distração dos humanos durante um momento de caça e apreende um deles. Como a leoa caçou o filho do homem pré-histórico, ele, de certa forma, compensou o ocorrido caçando o filhote dela.
    b) A última frase do conto dá a entender que o encontro realmente não estaria compensado. Embora o homem tenha se vingado caçando o filhote da leoa, ele não descansou até caçá-la também.
    c) A racionalidade e, talvez, o sentimento de vingança.

    8.
    a) Nesse conto, não podemos observar um grupo social em específico como costumamos ver nos outros contos sociais. Os homens na história não são representantes de um único grupo. Isso acontece pelo momento histórico em que a narrativa está ambientada.
    b) Nesse conto, assim como nos demais contos sociais, há uma forte verossimilhança e, de certa forma, uma denúncia: a luta pela sobrevivência em meio a selva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas