Orações subordinadas substantivas

1. As orações abaixo foram retiradas do romance de aventura O cavaleiro fantasma. Em cada uma delas, identifique os termos que exercem as funções indicadas entre parênteses.

a)    “Eu disse que não aceitaria sua condição [...]” – p. 121 (objeto direto de disse/sujeito de aceitaria)
b)   “Eu não sabia mais que ódio me movia.” – p. 113 (sujeito e objeto direto de sabia)
c)    “Dava a sensação imediata de que você tinha dita alguma besteira” – p. 80 (objeto direto de dava/complemento nominal de imediata)
d)   “[...] para dar a impressão de que estava dormindo.” – p. 68 (complemento nominal de impressão)
e)   “Parece que ela é louca por eles desde criança [...]” – p. 35 (sujeito de parece/ sujeito de é)
f)     “Era evidente que o desespero estava inscrito no meu rosto [...]” – p. 32 (sujeito de era/ sujeito de estava inscrito)
g)    “Ele a convenceria de que era mais uma tentativa minha [...]” – p. 26 (objeto indireto de convenceria)

2. Associe cada oração principal a uma subordinada substantiva e depois classifique essas orações.

a) É fundamental para a cidadania
b) Tenho certeza
c) Tenho uma preocupação sobre o passeio:
d) Meu desejo é
e) Não me lembrei

I) de que ele fará o possível para vir à reunião.
II) que todos os jovens possam estudar.
III) que nem todos possam arcar com as despesas previstas.
IV) de que deveria ter levado um documento.
V) que todos possam se sair bem nas provas.

3. Releia estes trechos.

I. Leio que O cavaleiro fantasma é outro grande romance Cornélia Funke.
II. A professora afirmou que pode realmente ajudar os alunos.

a) Como os verbos destacados se classificam quanto à transitividade?
b) Qual é o complemento de cada um desses verbos e como esses complementos são classificados sintaticamente?
c) Qual a importância desses complementos para a construção dos sentidos do texto?

Comentários

Postagens mais visitadas