Gabarito revisão FVIII

5. Alternativa b.
6. Alternativa c.
7. Alternativa e.
8. a) A frase apresenta coordenação e subordinação por apresentar algumas orações independentes do ponto de vista sintático e outras dependentes sintaticamente.
b) "Dentro dele um desejo abre-se em flor (assindética)/ e cresce (aditiva) / e ele pensa 
(aditiva) / ao sentir esses sonhos ignotos, (temporal) / que a alma é como uma planta..." (OSSOD)
9. Alternativa a.
10. Alternativa e.

Comentários

  1. Oi! Eu coloquei 5-C, 6-B e 7-A. Você pode me explicar porque errei? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Vamos por partes.
      Por que a questão 5 não pode ser a alternativa C? Porque as frases apresentam, na ordem, as seguintes relações semânticas: conclusão, explicação, adversidade, conclusão e explicação. A alternativa C não traz conjunções que expressem esses sentidos mencionados. Ok?
      Não podemos considerar a alternativa B da questão 6, porque as orações "arrumou as malas" e "despediu-se" não apresentam ideias opostas, adversas. Se ela expressassem essa ideia, poderiam ser consideradas. Compare com a letra C: quem deita exausto geralmente consegue dormir, logo as orações dessa alternativa estão em oposição, por isso a conjunção teria valor de adversidade.
      Para finalizar, veja que o item A da questão 7 não está correto, posto que "a desesperança não cede" é apenas uma ideia adicional a "a frustração cresce". Haveria oposição apenas na letra E.

      Excluir
  2. Gostaria de ver essa prova como procuro no seu blog? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse material, infelizmente, não está no blog. Esse gabarito foi dado para resolver algumas dúvidas surgidas durante a correção de exercícios passados em sala de aula. Não se trata de uma prova.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas