Especialmente para alunos do 9˚ ano - Gabarito ficha extra

1. a) OD - que não aceitaria sua condição
Sujeito – eu (oculto)
b) Sujeito – eu
OD - que ódio me movia
c) OD - a sensação imediata
CN - de que você tinha dita alguma besteira
d) CN - de que estava dormindo
e) Sujeito - que ela é louca por eles desde criança
Sujeito - ela
f) Sujeito de era - que o desespero estava inscrito no meu rosto
Sujeito de estava inscrito – o desespero
g) OI - de que era mais uma tentativa minha

2. a) É fundamental para a cidadania II) que todos os jovens possam estudar. - OSSS
b) Tenho certeza I) de que ele fará o possível para vir à reunião. - OSSCN
c) Tenho uma preocupação sobre o passeio: III) que nem todos possam arcar com as despesas previstas. - OSSA
d) Meu desejo é V) que todos possam se sair bem nas provas. - OSSP
e) Não me lembrei IV) de que deveria ter levado um documento. - OSSOI

3. I. Leio que O cavaleiro fantasma é outro grande romance Cornélia Funke.
II. A professora afirmou que pode realmente ajudar os alunos.
a) VTD.
b) “que O cavaleiro fantasma é outro grande romance Cornélia Funke” e “que pode realmente ajudar os alunos” – objetos diretos.
c) Esses complementos trazem informações essenciais para completar o sentido dos verbos transitivos diretos, permitindo que os leitores conheçam a opinião dos enunciadores.

Comentários

Postagens mais visitadas